24.1.06

Consertos que Pipocam

Aplicar soluções paliativas imediatas aos sintomas de um problema pode aliviá-los temporariamente, mas a solução acaba criando problemas colaterais mais difíceis de resolver do que o problema original.
Veja exemplo de caso, identificação, recomendações genéricas e diagrama de enlace típico.

Workshop Arquétipos Organizacionais

Tragédia dos Comuns

Para maximizar resultados, há quem lance mão de recursos necessários a outros setores, como se não houvesse qualquer interdependência, povocando desquilíbrios que trazem prejuízos para o resultado do todo.
Veja exemplo de caso e formas de identificação; Recomende árbitro e especificação; Veja diagrama de enlace típico.


Workshop Arquétipos Organizacionais

Escalada

"B" reage e aumenta sua ameaça sobre "A". Então "A" aumenta sua ação, fazendo com que "B" responda com ações mais ameaçadoras, criando um ciclo de ação e reação que acaba fugindo ao controle.
Veja exemplo de caso e formas de identificação; Recomende competitividade e estratégia; Veja diagrama de enlace típico.

Workshop Arquétipos Organizacionais

Transferência de Fardo

Quando resultados positivos decorrem de uma solução de curto prazo, é provável que esta solução passe a ser usada continuamente, afastando, desmotivando e dificultando tentativas futuras de recorrer a medidas de longo prazo.

Veja exemplo caso A, caso B; formas de identificação; recomende sistematização e comportamento; Veja diagrama de enlace típico.

Workshop Arquétipos Organizacionais
Sérgio Lins Curso MBKM/CRIE/COPPE/UFRJ

Limites ao Sucesso

O sucesso declina, mas a mesma fórmula continua sendo aplicada. Porém, agora já não existem recursos, imagem ou disposição para criar uma nova fórmula que já deveria ter sido preparada na época em que se trilhava a senda do sucesso ascendente.
Veja exemplo de caso e formas de identificação; recomende prazos, possibilidades e estratégias;veja diagramas de enlace A e enlace B típicos.

Workshop Arquétipos Organizacionais

Sucesso para os Bem-Sucedidos

Duas ou mais pessoas, grupos, etc. estão competindo pelos mesmos recursos. A que recebe mais recursos ou apoio tem mais probabilidade de ter sucesso e, devido a esse sucesso, receberá ainda mais recursos no futuro.
Veja exemplos do caso x e do caso y; veja formas de identificação; recomende repensar o sucesso; Veja diagrama de enlace típico.

Workshop Arquétipos Organizacionais

Metas Declinantes

Metas de produtividade, custos, prazos, satisfação de clientes, etc. são estabelecidas em nível mais baixo nas propostas e contratos para reduzir risco de não cumprimento de acordos.
Veja exemplo de caso; veja formas de identificação; recomende análise de desempenho e metas; veja diagrama de enlace típico.


Workshop Arquétipos Organizacionais
Sérgio Lins Curso MBKM/CRIE/COPPE/UFRJ

Crescimento e Subinvestimento

Decisões de investimentos importantes são adiadas na espera de melhoria da situação ou evolução tecnológica, perdendo-se assim a chance de usufruir dos benefícios do próprio investimento para crescer.
Veja exemplo de caso; veja formas de identificação; recomende verificação dos padrões; veja diagrama de enlace típico.


Workshop Arquétipos Organizacionais

Amazon
Amazon
Consulte o repositório WEB
Acervo Geral da VSLins
mantido no sistema esnips